As bombas de pé são um acessório automóvel muito útil, ideal para encher os pneus em viagem.
As bombas de pé são um acessório prático que permite verificar e ajustar a pressão dos pneus em qualquer momento, especialmente durante uma viagem. O seu mecanismo facilita o enchimento dos pneus sem exigir muito esforço físico.
Como funciona uma bomba de pé?
O funcionamento de uma bomba de pé é bastante simples. Este acessório é ativado ao pressionar um pedal ligado a um cilindro. Ao carregar no pedal, o ar é comprimido e empurrado através da mangueira da bomba até ao pneu. É um sistema fácil de utilizar, confortável e que pode ser muito útil numa paragem inesperada a meio da viagem para encher um pneu.
Que bomba de pé deve escolher?
Antes de adquirir uma bomba de pé, é importante conhecer os diferentes tipos disponíveis, de forma a escolher o modelo mais adequado às suas necessidades. Atualmente, existem dois tipos principais de bombas de pé, consoante o número de cilindros:
Bomba de pé com um cilindro
Ideal para veículos pequenos ou compactos, cujos pneus não exigem uma pressão muito elevada.
Bomba de pé com dois cilindros
Indicada para veículos maiores, com pneus de maiores dimensões. Este tipo de bomba exige mais esforço ao utilizador, mas é mais eficaz para grandes volumes de ar.
Além do número de cilindros, é fundamental verificar a capacidade de bombeamento. Para um veículo compacto, uma bomba com capacidade de 35 litros por minuto poderá ser suficiente. Para carros maiores, será preferível uma de 50 litros por minuto.
Bomba de pé com ou sem manómetro
Outro aspeto a ter em conta na escolha da bomba de pé é se pretende um modelo com manómetro (medidor de pressão) ou sem:
Bomba de pé com manómetro - São modelos mais completos, que permitem verificar facilmente a pressão dos pneus enquanto se procede ao enchimento. O manómetro pode ser analógico ou digital, e mostra a pressão em bares, ajudando a garantir que os pneus ficam com a pressão correta.
Bomba de pé sem manómetro - Estes modelos servem apenas para encher os pneus e não possuem indicador de pressão, pelo que o utilizador terá de utilizar um medidor à parte para saber quando parar.
Qual é a melhor bomba de pé para carro?
Na escolha da bomba de pé ideal, além do tipo e da capacidade, deve considerar também o tamanho e a extensão da mangueira. Existem bombas de pé com mangueiras de diferentes comprimentos, o que facilita o enchimento sem necessidade de se aproximar demasiado do pneu.
Apesar destas variações, as bombas de pé são geralmente compactas e ocupam pouco espaço, podendo ser guardadas facilmente na bagageira do carro, prontas a usar em qualquer viagem.
Consulte o catálogo online da Feu Vert e adquira a sua nova bomba de pé para automóvel.
Se suspeitar que a pressão dos pneus está fora do normal, poderá também marcar uma verificação nos centros mecânicos Feu Vert para garantir a segurança do seu veículo.